Reposição inflacionária de 21,5% para servidores de segurança é aprovada na Alesc
Na tarde desta terça-feira (15), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 3/2025, que estabelece reposição inflacionária de 21,5% nos subsídios dos servidores civis e militares das forças de segurança do estado. O percentual será aplicado em três parcelas: 7,5% a partir de 1º de maio, 7% a contar de 1º de dezembro e 7% em 1º de abril de 2026.
Proposta original mantida
O texto aprovado seguiu integralmente o projeto enviado pelo Executivo, sem alterações. O Deputado Sargento Lima chegou a apresentar uma emenda que chegou a ser aprovada, sugerindo a antecipação da ultima parcela, mas retirou a proposta antes da votação, mantendo o cronograma inicial.
Reação dos servidores
Luiz Felipe Debetil, presidente do SINPCI, definiu a reposição inflacionária como “insuficiente para recuperar perdas”. Segundo ele, o percentual ideal de reposição deveria ser de 35%.
Impacto
A medida abrange 36.915 servidores ativos, inativos e temporários das carreiras de Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Polícia Penal, além do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (Ctisp). O projeto aprovado, aguarda sanção governamental.